@@ Desde Música a Astronomia !Da História a Arte antiga e Contemporânea,Ecologia e Meio Ambiente,Consciência Global,Notícias e também Vídeos sobre vários temas e Jogos! @@

Postagens populares !

terça-feira, 29 de abril de 2008

Guitar Chord Finder

Guitar Chord Finder (GFC) é uma ferramenta gratuita que promete auxiliar no estudo da guitarra. Originalmente feito para guitarristas, o software serve para quem toca violão e também para os músicos que possuem interesse em teoria musical — harmonia, intervalos e construção de acordes—, pois conta com diversas funcionalidades afins.

O que o GCF faz
O que o programa faz, basicamente, é encontrar todas as construções possíveis para o acorde que o usuário especifica.

Uma construção clássica para o acorde C (Dó maior).

O funcionamento do programa é muito intuitivo. Logo de cara pode-se perceber o desenho do braço da guitarra, disposto na parte superior da janela do Guitar Chord Finder.

Especificando os parâmetros
O primeiro campo (da esquerda para a direita), denominado Root (raiz), serve para selecionar a tônica do acorde desejado.
O segundo campo, indicado pela palavra Chord (acorde), serve para identificar o “tipo” do acorde. Aqui é possível escolher, por exemplo, se o acorde é maior (major triad), menor (minor triad), com sétima maior (maj7) etc. São muitas as possibilidades.

Além dos acordes
Ao escolher o tipo do acorde, o próximo campo (Tones) — terceiro campo da esquerda para a direita — é alterado automaticamente. Por exemplo: ao definir o tipo do acorde como major triad (acorde maior), as seguintes opções são marcadas na seção Tones: Root, major 3rd e 5. Isso é muito útil, pois desta maneira pode-se obter informação acerca dos intervalos que constituem o acorde. No exemplo descrito acima, o GCF nos mostra que um acorde do tipo “maior” é formado pela tônica (Root), terça maior (major 3rd) e quinta (5).
Outras opções interessantes são: No. of Frets e Doubling Notes. A primeira opção serve para especificar o número de “casas” que devem ser utilizadas, e a segunda, para informar se deve ou não existir repetição das notas na construção do acorde. Alguns estilos, como o Jazz, não costumam utilizar notas repetidas em seus acordes.

Obtendo os resultados
Depois de selecionar todos os parâmetros que informam ao GCF qual é o acorde, basta clicar em “Find!” (botão localizado no canto inferior esquerdo da janela) para que seja exibida uma lista com todas as possibilidades para execução do acorde especificado. Para visualizar o acorde no braço da guitarra, basta clicar nos resultados da busca. Os pontos vermelhos que aparecem na imagem indicam a posição dos dedos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogosfera amigos !

Assista meu canal musical no Youtube!