@@ Desde Música a Astronomia !Da História a Arte antiga e Contemporânea,Ecologia e Meio Ambiente,Consciência Global,Notícias e também Vídeos sobre vários temas e Jogos! @@

Postagens populares !

quinta-feira, 3 de abril de 2008

História do computador



Quando foi que começou a Historia?

A princípio o homem inventou Ábaco Chinês - O registo mais antigo que se conhece é um esboço presente num livro da dinastia Yuan (século XIV). O seu nome em Mandarim é "Suan Pan " que significa "prato de cálculo". O ábaco chinês tem 2 contas em cada vareta de cima e 5 nas varetas de baixo razão pela qual este tipo de ábaco é referido como ábaco 2/5. O ábaco 2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, altura em que aparece o ábaco do tipo 1/5, mais fácil e rápido.Os modelos 1/5 são raros hoje em dia, e os 2/5 são raros fora da China excepto nas suascomunidades espalhadas pelo mundo. O ábaco é uma das maquinas capazes de efetuar cálculos e é muito usada ainda por povos orientais. É conhecido também como soroban. No ábaco as operações de
adição
e subtração são bastante simples.
A multiplicação já apresenta um grau de dificuldade maior e a divisão é mais complexa ainda. A radiciação, a potenciação e outros tipos de cálculos requerem um conhecimento realmente profundo do ábaco ou soroban.
Em 1642, o francês Blaise Pascal inventou a primeira máquina de calcular mecânica, La Pascaline.
Essa máquina permitia que se fizesse qualquer operação de adição ou subtração. A Pascaline funcionava através de uma engrenagem de rodas dentadas que levava os dígitos de uma coluna a outra. Os resultados das operações apareciam numa espécie de janelinha.Em 1671, Gottfried Leibniz aperfeiçoou a Pascaline e criou a sua calculadora universal, através de um engenhoso mecanismo (rodas dentadas que possuíam dentes que aumentavam de tamanho conforme o número que eles representavam).Em 1822, Charles Babbage apresentou seu invento, Tratava-se de uma maquina capaz de resolver equações polinômicas, através de uma diferença entre números, e efetuar cálculos necessários para construir tabuas logarítmicas. Babbage projectou uma máquina mais complexa (Máquina Diferêncial),mas por problemas financeiros não pode concluí-la. Em 1855, o engenheiro sueco George Scheutz apresentou a sua máquina, uma simplificação da Máquina Diferencial idealizada por Babbage. Essa máquina usava cartões perfurados.

Posteriormente, Herman Hollerith utilizou uma máquina de cartões perfurados para fazer a contagem de censo populacional dos Estados Unidos e obteve enorme sucesso ,os resultados foram obtidos em seis semanas. Com tudo disso, Herman Hollerith criou uma empresa que recebia pedidos do mundo inteiro, tanto por parte de governos como de empresas que precisavam de contagens rápidas e seguras. A firma prosperou e passou-se a chamar Internacional Business Machinery Co., ou simplesmente como é conhecida hoje, IBM.

Do começo do século para cá os avanços se tornaram mais rápidos:

1900 - Surgimento da memória magnética. 1906 - Invenção da válvula e do interruptor eletrônico. 1931 - Vanner Bush inventa o analisador diferencial. 1936 - O matemático inglês Alan Turing estabelece os princípios teóricos do computador. 1941 - Conrad Suze constrói o primeiro ordenador programável. 1943 – 44 - Howard Aiken, um professor de Havard, elabora o primeiro computador eletrônico, com a ajuda da IBM, através do apoio de seu presidente, Thomas Watson. Esse computador se chamou Mark 1. O Mark 1 era menos poderoso de que certas calculadoras de hoje mas assim mesmo, representou um marco entre a pré-história e a historia propriamente dita do computador. Ao mesmo tempo, na Inglaterra, se desenvolvia o Colossus, que também usava válvulas. Esse computador foi criado com a finalidade de decifrar os códigos secretos usados pelo exército alemão na Segunda guerra Mundial.


Fase seguinte pode ser dividida em gerações:

1ª Geração: .|. 1946 – Eram os computadores de válvulas e entre eles havia o ENIAC, o EDVAC e o UNIVAC. Eles eram enormes e consumiam muita eletricidade. Continham mais de 17.000 válvulas que esquentavam e queimavam a todo instantes.

2ª Geração: 1948 – Com a invenção do transistor permitiu-se a substituição das válvulas, o que proporcionou muitas vantagens em relação à utilização da energia. O primeiro computador transistorizado foi denominado Leprechaun.

3ª Geração: Final da década de 50 – Foi concebido o Circuito Integrado ou chip, que surgiu da idéia de unir transistores, capacitores e outros componentes eletrônicos em uma única peça.

4ª Geração: 1975 - Chegou-se a esta geração com os circuitos SI (Integração em Grande Escala). Os computadores ficam menores e mais rápidos. Chegaram às casas e passaram a estar ao alcance de qualquer pessoa.

5ª Geração: 1990 - Pode ser que não tenhamos ainda nem sequer terminado a 4ª geração, mais com o ULVI podemos dizer que já estamos em uma 5ª geração que evolui a cada dia que passa, mais rápido e com essa tecnologia estamos avançando mais e mais.

Hoje em dia passamos a 6ª e a 7ª geração passando a migrar depois a mais de trinta anos,dos 32bits para a plataforma de 64bits de dados processados pelos processadores mais modernos!

Enfim qual será o futuro da informática e dos computadores?

Informática é a ciência da informação, e computação é a capacidade de processar as informações!

Os computadores geralmente leem códigos e instruções produzidos por programadores,e compilado em linguagem de máquina para o computador poder compreender todo o processo da programação.Isto chamamos de softwares, que são um conjunto de ordens binárias para rodar os aplicativos. estes códigos binários são interpretados pelo computador como 0 e 1 (zero e um), que significa ligado e desligado, pois o computador por si não pode fazer nada! A inteligência está em quem opera ou programa a máquina.Eu acredito num futuro diferente para os computadores, que em vez de código binário poderá ler códigos quartenários de informação, através de quatro cores principais gerará e processará as informações com alta velocidade!!!

Bom esta é a minha opinião se você quiser pode também postar a sua opinião também pois gosto de ouvir a opinião das pessoas para poder enriquecer meu conhecimento!

pois tudo que o homem sonhou, produziu tudo o que deduziu, colocou em xeque-mate, significa que somos capazes de muito mais... enquanto o futuro não vem podemos sonhar e vibrar com nossos sonhos!!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogosfera amigos !

Assista meu canal musical no Youtube!