@@ Desde Música a Astronomia !Da História a Arte antiga e Contemporânea,Ecologia e Meio Ambiente,Consciência Global,Notícias e também Vídeos sobre vários temas e Jogos! @@

Postagens populares !

terça-feira, 29 de abril de 2008

Solfege

Para quem estuda, ensina ou pratica música, o computador tem se tornado uma ferramenta de importante ajuda, seja para compor, transpor, estudar ou praticar música. Os diversos programas, com suas ferramentas simples, automatizam o trabalho manual que se tem escrevendo notas em partituras ou tocando suas composições.

Há porém o outro lado da moeda, no qual se afirma que muito talento musical é desperdiçado com estes programas que fazem tudo pelo músico.
Solfege é um software livre e gratuito, cheio de ferramentas interessantes para quem precisa aprender, praticar ou ensinar música. Intervalos, acordes, escalas, figuras rítmicas são os pontos fortes do programa, que traz interface simples, leve e acessível a todos os computadores.

Principais funçõesAs funções do programa abrangem as duas principais partes da música: a parte teórica e a parte prática. Na parte teórica têm-se escalas maiores, menores, harmônicas e melódicas, assim como nomes de intervalos e escalas. Para ajudar na prática das coisas aprendidas é possível fazer o reconhecimento de intervalos, escalas e acordes, bem como fazer sete tipos de teste. Solfege, além de ser um programa funcional, leve, e fácil de se utilizar, é em grande parte traduzido para o português. Apenas alguns termos mais técnicos não foram traduzidos, os quais podem ser facilmente reconhecidos por quem já possui algum conhecimento de música.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogosfera amigos !

Assista meu canal musical no Youtube!