@@ Desde Música a Astronomia !Da História a Arte antiga e Contemporânea,Ecologia e Meio Ambiente,Consciência Global,Notícias e também Vídeos sobre vários temas e Jogos! @@

Postagens populares !

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Navio Negreiro

Um pouco sobre o Autor

O Jovem Castro Alves.
Navio Negreiro é um dos mais famosos poemas de Antonio Frederico de Castro Alves (Castro Alves), o chamado “Poeta dos Escravos” em função dos poemas que escreveu contra a escravidão. Nascido em 1847 em Muritiba (região metropolitana de Salvador-BA), C astro Alves perdeu a mãe aos 13 anos, mesmo ano em que começou a escrever os primeiros versos poéticos.
Três anos após a morte da mãe, o pai se casa pela segunda vez; Antonio Frederico e seu irmão partem no dia seguinte para recife, onde sua reprovação no exame admissional da Faculdade de Direito do Recife coincidiu com o início de seu sucesso como poeta e declamador. O porte físico, bem como a voz imponente e agradável foram outros fatores que impulsionaram o sucesso de Castro Alves. Reconhecido por autoridades da literatura, vide Afonso Pena, Joaquim Nabuco, Fagundes Varela, Ruy Barbosa e Rodrigues Alves, Antonio Frederico de Castro Alves hoje possui cadeira na Academia Brasileira de Letras. Suas obras de maior repercussão, em ordem alfabética, foram: A cachoeira de Paulo Afonso (1876), Espumas Flutuantes (1870), Hinos do Equador (publicação póstuma, 1921) e Navio Negreiro, Tragédia no mar (1869).
A Obra
Como já foi dito, Navio Negreiro é um poema de Castro Alves que está entre os mais famosos da literatura brasileira. Apesar de ter cunho triste e muitas vezes buscar o horrível, o poema conta com realismo e desespero a vinda dos africanos ao Brasil. Através das palavras de Castro Alves é possível ter uma visão mais precisa do que eram, na visão dos próprios negros, as viagens dentro dos navios negreiros. O poema é composto por seis partes, que retratam seis diferentes situações. Em cada parte existe métrica particular e não se trata de uma continuação imediata.
Quer baixar mais obras? Visite a biblioteca virtual clicando aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogosfera amigos !

Assista meu canal musical no Youtube!