@@ Desde Música a Astronomia !Da História a Arte antiga e Contemporânea,Ecologia e Meio Ambiente,Consciência Global,Notícias e também Vídeos sobre vários temas e Jogos! @@

Postagens populares !

terça-feira, 13 de maio de 2008

WorldWide Telescope

É fato que a Microsoft não suporta ficar para trás da concorrência. Talvez não seja exagero afirmar que a empresa de Bill Gates não aceita perder qualquer nicho de mercado. Nos últimos anos, a Google cresceu índices absurdos o suficiente para ameaçar a gigante do Windows. Agora, a Microsoft responde mais uma vez.
O WorldWide Telescope é, em uma primeira definição, o Google Sky do Bill Gates. Trata-se de uma ferramenta para estudos astronômicos para concorrer diretamente com os programas da Google.
O programa utiliza um ambiente Web 2.0 para transformar seu computador em um telescópio virtual. Você pode explorar o céu livremente ou através de tours com guias, astrônomos e educadores dos mais famosos observatórios e planetários dos Estados Unidos.O programa foi criado com o Visual Experience Engine, o qual permite visualização em alta definição do céu noturno, planetas e outros tipos de imagem. É possível aplicar uma vasta gama de efeitos, como visão raio-x, zoom, crossfade, etc. Imagine a imagem que deve ser uma supernova que explodiu há mil anos.Altere para a visualização Hydrogen Alpha para visualizar a distribuição e iluminação de estruturas primordiais de nuvens de hidrogênio. Selecione diferentes pontos de vista: da Lua, dos planetas do sistema solar; visualize astros em suas posições precisas no passado, presente e futuro.Todo o conteúdo do WorldWide Telescope, entre imagens e informações, passa com folga a barreira dos terabytes. A interface do programa pode ser explorada por crianças, tamanha a facilidade que ela oferece.

Navegação por abas que facilitam a viagem!

Como começar?
Por oferecer inúmeras possibilidades, fica até complicado saber por onde começar a explorar o céu. Uma boa dica é seguir os tours já prontos para se adaptar com o uso do programa. Para navegar, os recursos são parecidos com programas como Stelarium e Google Earth.
Você pode usar o botão de rolagem do mouse, as teclas -/+ ou Page Up/Page Down para aumentar ou diminuir o zoom. Para rotacionar a visualização, arraste o mouse pela tela com o botão do meio apertado ou com a tecla Ctrl.
Clique na miniatura de uma imagem para expandi-la e dê um duplo clique para aproximá-lo. Navegue por várias miniaturas com o botão de rolagem do mouse.

Imagens estonteantes neste telescópio digital.

O WorldWide Telescope tem quatro vistas principais: a primeira exibe o céu com as estrelas e constelações vistas de Terra; a segunda exibe cada planeta em detalhes; a terceira é para fotografias de estrelas; e a quarta tem lindas imagens panorâmicas.
As imagens são, em parte, importadas do Virtual Earth, o que indica alta qualidade e muitos detalhes vistos de qualquer canto.
Um dos recursos mais empolgantes é o telescópio, o qual transforma seu monitor em uma potente lente e seu teclado nos controles dele.

Veja os anéis de Saturno na tela do computador!
Imagens de altíssima qualidade, inovações de navegação, interface leve e ambiente agradável fazem do WorldWide Telescope uma opção à altura do Google Sky. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o Google Sky não é o Google Earth,
ou seja, o WWT não exibe o telhado da sua casa.
Algo que pode incomodar alguns usuários é que o programa não instala todos os recursos. Para diminuir o tamanho do arquivo de instalação, vários recursos devem ser baixados à medida em que são utilizados.
Quanto às imagens, não há dúvida que o WWT é um avanço na qualidade delas. Elas não são fotografias de satélite, são reproduções tratadas de telescópios, o que garante uma visualização de encher os olhos.
É um programa pesado, que exige uma máquina rápida e com alto poder gráfico. Se você tem o que precisa, é uma ferramenta indispensável para você sentir o que faltava no Google Sky.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogosfera amigos !

Assista meu canal musical no Youtube!