@@ Desde Música a Astronomia !Da História a Arte antiga e Contemporânea,Ecologia e Meio Ambiente,Consciência Global,Notícias e também Vídeos sobre vários temas e Jogos! @@

Postagens populares !

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Estresse no trabalho ligado a doença cardiaca

Estresse no trabalho 'aumenta risco de doenças cardíacas'
Funcionário estressado
Funcionários estressados têm mais risco de desenvolver problemas cardíacos.
Uma pesquisa realizada com servidores públicos em Londres e publicado na terça-feira, sugere que o estresse no trabalho pode aumentar o risco dos funcionários desenvolverem doenças cardíacas.

Segundo o estudo, empregados com idade abaixo de 50 anos que sofrem de estresse crônico têm 68% mais chance de desenvolver doenças cardíacas do que aqueles que trabalham em um ambiente livre de pressões.

"Entre os empregados com idade para se aposentar e que são menos expostos à trabalhos estressantes, as chances de desenvolver problemas no coração eram menores", disse Tarani Chandola, principal autor do estudo.

Além disso, a pesquisa indica ainda que 32% do impacto do estresse se deve à má alimentação e falta de exercícios entre os empregados estressados, fatores que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardíacas.

O estudo, publicado na revista científica European Heart Journal, observou mais de 10 mil funcionários que trabalham para o governo britânico em vários cargos, durante 12 anos.

Segundo os pesquisadores, o status do funcionário dentro do organograma das instituições não parece influenciar o nível de estresse.

Qualidade de vida

Os pesquisadores analisaram a impressão dos empregados sobre o trabalho, e monitoraram a variação no batimento cardíaco, pressão sangüínea e o nível de cortisol - o hormônio do estresse - no sangue.

O estudo também analisou fatores como dieta, exercícios, fumo e bebida entre os participantes.

Segundo os autores, o estilo de vida foi identificado como um fator essencial para o desenvolvimento de doenças cardíacas entre os funcionários.

Para completar os dados da pesquisa, os cientistas coletaram informações sobre o número de empregados que apresentam doenças cardíacas, quantos haviam sofrido ataque cardíaco e o número de mortes provocadas por problemas no coração.

Mecanismos do estresse

Além de identificar o impacto do estresse no risco de contrair doenças cardíacas, os pesquisadores também analisaram os mecanismos biológicos que relacionam o estresse com as doenças.

Segundo os autores, o estresse atrapalha o funcionamento da parte do sistema nervoso responsável por controlar a variação dos batimentos e as funções do coração.

Os empregados que sofrem de estresse crônico apresentaram problemas nos impulsos que regulam os batimentos cardíacos.

Os pesquisadores identificaram ainda que o estresse causa distúrbios em uma grande parte do sistema neuroindócrino - responsável pela liberação de hormônios.

De acordo com autores, essa relação foi observada pois funcionários ansiosos apresentavam nível mais alto de cortisol na parte da manhã.

Corpo em forma

Segundo June Davison, porta-voz da British Heart Foundation, aifirmou que a pesquisa contribuiu para a compreensão sobre como o estresse no trabalho altera a química do corpo.

"O estudo reforça outras pesquisas que afirmam que o estresse no trabalho está associado a comportamentos pouco saudáveis como fumar, falta de exercício e má alimentação - fatores que causam impacto na saúde cardíaca", disse Davison.

"Podemos aprender a lidar com situações de estresse de várias formas", afirmou. "Manter-se em forma e ativo ajuda a aliviar o estresse e, portanto, reduz o risco de doenças cardíacas", conclui.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogosfera amigos !

Assista meu canal musical no Youtube!