@@ Desde Música a Astronomia !Da História a Arte antiga e Contemporânea,Ecologia e Meio Ambiente,Consciência Global,Notícias e também Vídeos sobre vários temas e Jogos! @@

Postagens populares !

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Pistas sobre Stonehenge e sua origem

Stonehenge
Complexo monolítico também tinha pedras menores de arenito cinzento
Arqueólogos que participam das escavações em Stonehenge, o monumento pré-histórico mais importante da Grã-Bretanha, afirmam que fizeram uma descoberta que poderá ajudar a finalmente descobrir o que causou a contrução do monumento.
A equipe descobriu encaixes que já serviram de suporte para pedras menores do que os monolitos, feitas de arenito cinzento e que já não existem mais no local, que formavam a estrutura original do complexo monolítico.
Os pesquisadores dizem acreditar que estas pedras menores podem revelar que Stonehenge foi um local de cura porque as populações antigas acreditavam que o arenito cinzento tinha este poder.
A escavação, patrocinada pela BBC para um programa sobre arqueologia, é a primeira em mais de 40 anos realizada no monumento de mais de 4,5 mil anos e deve durar duas semanas.
"A primeira semana (de trabalho) foi muito boa", disse o professor Tim Darvill, da Universidade de Bournemouth, que está liderando a equipe, junto com o professor Geoff Wainwright, presidente da Sociedade de Antiquários.
"Conseguimos descobrir estas estruturas importantes", acrescentou Darvill. "É um processo lento, mas, no momento, tudo está indo exatamente como o planejado."
Material orgânico
A próxima tarefa dos arqueólogos é extrair material orgânico dos suportes para descobrir quando as pedras de arenito cinzento chegaram ao local.
Segundo os pesquisadores, as pedras de arenito teriam sido transportadas por 250 quilômetros, desde Preseli Hills, no País de Gales, até Salisbury Plain, em Wiltshire. Tudo movido pela crença no poder curativo das pedras.
Segundo o professor Geoffrey Wainwright, isso pode permitir que Stonehenge seja chamado de "Santuário de Lourdes Neolítico".
As grandes pedras do complexo monolítico, que foram transportadas de uma distância de cerca de 20 quilômetros, teriam chegado ao local muito tempo depois.
Além da descoberta dos suportes para as pedras de arenito, os arqueólogos também descobriam mais objetos ao escavarem uma trincheira no local de 2,5 metros por 3,5 metros.
Entre os objetos descobertos estão fragmentos de canecas, cerâmicas romanas e antigos martelos de pedra.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogosfera amigos !

Assista meu canal musical no Youtube!