@@ Desde Música a Astronomia !Da História a Arte antiga e Contemporânea,Ecologia e Meio Ambiente,Consciência Global,Notícias e também Vídeos sobre vários temas e Jogos! @@

Postagens populares !

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Chineses encontram campo com mais de 7 mil fósseis

Fósseis de dinossauro. Foto: arquivo
Descobertas podem contribuir com pesquisa sobre extinção
Cientistas chineses encontraram o que pode ser o maior campo de fósseis de dinossauros do mundo no leste do país, segundo a agência de notícias oficial Xinhua.

Zhao Xijin, paleontólogo líder do projeto na cidade de Zhucheng, na província de Shandong, anunciou que mais de 7,6 mil fósseis foram descobertos no local até agora e o número está aumentando.

"As descobertas devem contribuir com a pesquisa a respeito do mistério da extinção dos dinossauros", afirmou o cientista do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia da Academia Chinesa de Ciências.

Zhao Xijin acrescentou que os fósseis encontrados são principalmente do final do período Cretáceo e da era Mesozóica, quando os dinossauros foram extintos.

Grama e água

De acordo com o paleontólogo, os fósseis tinham apenas uma pequena chance de sobrevivência em todos estes anos.

As pesquisas atuais sugerem que a região pode ter sido uma área aquática e também com grama abundante. Com isso, a área teria sido um habitat ideal para dinossauros com bicos de pato, segundo Zhao Xijin.

Geólogos avaliam que pode ter ocorrido uma erupção vulcânica que matou os dinossauros. Depois, uma enchente levou os fósseis ao local onde foram encontrados.

Zhao Xijin afirmou que as escavações foram suspensas devido às condições do tempo na área, mas deverão ser retomadas na primavera chinesa.

A pesquisa sobre a descoberta deverá ser publicada no final de 2009, segundo o cientista. Um parque de fósseis será construído na região, de acordo com as autoridades locais.

Hadrossauro

A cidade tem um grande campo com fósseis de hadrossauro, descobertos na década de 60 por uma expedição que buscava petróleo. Mais de 50 toneladas de fósseis já foram descobertas no local desde então.

O maior fóssil de hadrossauro foi descoberto em Zhucheng na década de 80, e exposto no museu local.

Um novo campo de fósseis foi descoberto por uma expedição de mineração, em março, nas cidades de Longdu, Shunwang, Jiayue e Zhigou.

Um campo em Longdu tem 300 metros de extensão por dez de largura e cinco metros de profundidade. Mais de 3 mil fósseis foram encontrados no local e, segundo Zhao Xijing, novos gêneros ou espécies poderão ser descobertos.

De acordo com Xu Xing, pesquisador do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia, um crânio de 2 metros de um ceratopsian foi encontrado no local, a primeira descoberta deste tipo fora da América do Norte.

Nos outros 15 campos menores, outros novos gêneros de dinossauro foram encontrados, incluindo o tiranossauro.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogosfera amigos !

Assista meu canal musical no Youtube!