Postagens populares !
-
A arte africana é um conjunto de manifestações artísticas produzidas pelos povos da África subsaariana ao longo da história. História e ...
-
Melodia sobre o tema do filme Titanic...Editado pelo Vegas studio, Format factory, Freemore Audio Video Suite e pelo programa de partitura...
-
Flauta transversal A flauta (ou flauta transversal) é um aerofone da família das madeiras. É um instrumento não palhetado, possuindo um...
-
A Vovó Rambo de Melbourne, Austrália A delicada vovó Ava Estelle, de 81 anos, ficou tão chocada quando dois delinqüentes estupraram sua neta...
quinta-feira, 1 de maio de 2008
Linux - Debian
Linux - Gentoo 2007
Depois de tanto tempo aguardando, temos o anúncio do Gentoo Linux 2007.0, com o codinome "Secret Sauce", contendo uma nova implementação do Gentoo Linux Installer (GLI) no LiveCD e LiveDVD para as arquiteturas x86 e amd64 , além de contar com as últimas versões estáveis do Gnome 2.16.2, KDE 3.5.5, Xfce 4.4, Firefox 2.0.0.3, OpenOffice.org 2.1.0 e o kernel 2.6.19 do Linux
Linux - Fedora 5
Descendente opensource da distribuição mais popular nos EUA. Podemos dizer que este é o Linux opensource da Red Hat mantido por um desenvolvimento totalmente aberto, ao contrário de sua versão Enterprise. O objetivo desse projeto é junto com a comunidade Linux construir um sistema exclusivamente de softwares opensource. A equipe de engenheiros da Red Hat continuará a participar da construção, mas está convidando e encorajando a participação de pessoas fora da empresa mais do que em versões anteriores, e assim construir um sistema mais na linha das idéias do software livre.
Roda em i386,i586,i686
Linux - Kalango Linux 3.3
O projeto Kalango passou por uma pausa no desenvolvimento depois do lançamento da versão 3.3, mas retoma suas atividades e volta com muitas novidades afim de profissionalizar o projeto no sentido de planejar, preparar, executar e documentar ações referentes ao sistema. A novidade mais significante é a mudança da base do sistema que passa a ser o (K)Ubuntu e consequêntemente um repositório oficial para a distribuição, dando fim a uma limitação das versões anteriores do sistema que era não poder ser atualizado sem formatação da partição raiz.
Dando início a essa nova jornada inauguramos um novo site baseado no CMS Wordpress, atualizamos, organizamos e limpamos o fórum e disponibilizamos um Wiki para a documentação oficial do projeto. Ainda está previsto um sistema de bugtrack (ou tickets) para controle de bugs e servidor SVN para controle de versão.
Outra mudança que vale ser observada é quanto ao nome, o projeto passa a se chamar somente Kalango, ao invés de Kalango Linux. Apesar de não se tratar de um projeto comercial preferímos evitar a utilização de uma marca registrada no nome.
Linux - Xubuntu 7.10
O objetivo do projeto Xubuntu é desenvolver um desktop Ubuntu utilizando-se o gerenciador de janelas XFCE, que por ser mais leve que o GNOME e o KDE, pode rodar facilmente em computadores com pouca memória RAM e capacidade de processamento, viabilizando aos usuários dessas máquinas usufruir as facilidades do Ubuntu.
Linux - Kubuntu i386
Linux - Mandriva Linux One 2007
Deixe o FireFox com cara de Media Player11
Turbine seu Firefox

Mais dicas sobre o nosso querido Firefox, inseparável(apesar de já ter declarado queda pelo Opera).
Digite na aba de endereços “about:config” (sem aspas)
Agora com o mouse [Botão direito - Nova opção - Boolean] com isto abrirá uma caixa de diálogo para você entrar com o novo boolean. Digite o texto a seguir: config.trim_on_minimize
Vai abrir outra caixa de diálogo com as opções False ou true, clica em true. E por fim OK...
A modificação será considerada somente quando fechar e abrir novamente o Firefox...
Após fechar e abrir... Já estará consumindo pouco menos memória..
Digite about:config novamente.
Na barra de busca, logo abaixo da barra de endereço, procure por: network.http.pipelining e tenha certeza de que essa opção está marcada como true.
Volte a barra de busca, e procure por network.http.pipelining.maxrequests
clique 2x e coloque o valor 8.
Nota: Esse é o valor de arquivos/imagens e textos simutâneos que serão baixados do servidor enquanto carrega a página.. Recomendável colocar um valor maior para quem usa Net Banda larga em MB.. ex.. 15, 20..
Na busca novamente digite network.http.proxy.pipelining, dê 2 cliques para abrir a opção, e coloque como true.
Na busca digite novamente network.dns.disableIPv6, dê 2 cliques para abrir e coloque true.
Clique com o [Botão direito - Nova opção - Boolean], na caixa de texto que aparecer digite: content.interrupt.parsing, enter, na próxima caixa de mensagem , escolha true e clique em ok.
Clique com o [botão direito - Nova Opção - Inteira], digite: content.max.tokenizing.time na caixa de texto, e na próxima tela digite: 2250000.
Clique com o [botão direito - Nova Opção - Inteira], digite: content.notify.interval na primeira caixa, e na segunda caixa digite 750000
Clique com o [botão direito - Nova Opção - Boolean], digite: content.notify.ontimer na primeira caixa e selecione True na segunda caixa.
Clique com o [botão direito - Nova Opção - Inteira], digite: content.notify.backoffcount na primeira caixa e 5 na segunda caixa.
Clique com o [botão direito - Nova Opção - Inteira], Digite: content.switch.threshold na primeira caixa e 750000 na segunda caixa.
Clique com o [botão direito - Nova Opção - Inteira], Digite: nglayout.initialpaint.delay na primeira caixa e 0 na segunda caixa.
Pronto.. Feito isso seu Firefox está turbinado ao máximo!! Se tiverem mais dicas, postem aqui para alimentar nosso tutorial =)
Testem e postem seus resultados aqui =]
Experimentem abrir um site muito pesado, em que tem por exemplo muitas imagens.. vocês verão, que o firefox começará a baixar mais imagens ao mesmo tempo.
Autor: -------
Editado: Damien - Downs Full
Não me lembro de onde tirei estas dicas, então ficarão sem créditos, porém funcionam.(Testado)
Como fazer backup dos Drivers no Windows XP
O Windows identifica uma grande parte dos drivers, mais mesmo o windows foi ficando antigo, e drivers mais novos não são suportados.
Depois de fazer uma nova instalação, é um saco instalar todos os drivers do computador. Acontece também às vezes aqueles problemas de windows, você inicia o pc e o driver sumiu, ninguem sabe porque, mais sumiu.
Uma solução prática é fazer backup de todos os drivers e restaurá-los quando precisar, aqui nesse tutorial vou utilizar o programa chamado Drivemax que é gratuíto e pode ser obtido aqui.
Instalação do DriverMax
A instalação é bem simples, no velho método Next Next, siga as instruções do instalador, não tem segredo.
Depois de instalado, o programa vai pedir um registro, como na tela abaixo.
Click em Claim your FREE registration code, aí é só preencher com seu nome e email, demora um pouco pra chegar o código de registro.
O site diz que chega em 48 horas, mais não importa, podemos usar o programa mesmo sem o código.
Click em Continue Evaluation.
Fazendo Backup dos Drivers
Clique em Export drivers
Vá em Next, ele vai listar todos os drivers do seu coputador
Escolha os drivers que você quer salvar, eu cliquei em Select All
Next de novo, agora ele pede um caminho para salvar o backup
Escolha o Caminho e clique em Next novamente;
Pronto, seus drivers estão salvos.
Restaurando Drivers
Clique em Install Drivers
Agora ele vai pedir o lugar onde os drivers estão salvos
Escolha o caminho onde você salvou e clique em Next;
Aparecerá uma lista com os drivers que estão salvos, escolha os que você quer restaurar e clique em Next novamente;
O programa vai pedir uma confirmação para instalar os drivers, clique em Yes.
Pronto, agora aparecerá uma tela dizendo que os drivers foram instalados, reinicie o computador para ver as mudanças.
Abraços.
ATI Drivers (Vista e XP) - Link Direto
Quem quer diversão e competição com jogos não pode deixar de ter uma boa placa de vídeo. A Radeon é uma das mais conceituadas atualmente. Se você não sabe ao certo qual o modelo de sua placa de vídeo, instale esse driver, pois ele é unificado e compatível com dezenas de modelos da série Radeon. Não somente após a formatação, este driver também pode ser útil caso você tenha problemas com sua placa.
ATI Catalyst é um driver unificado para todas as placas Radeon, cujo objetivo é melhorar o funcionamento geral destas para conseguir um nível máximo de rendimento, estabilidade e performance possível.
É recomendável sobretudo no caso de você ter algum problema com o driver atual. É ótimo, obtenha o máximo da sua placa de vídeo!
Inclui um painel de controle (da placa), o driver em si e um driver de captura WDM.
Modelos Suportados (xp): Séries 9500, 9550, 9600, 9650, 9700, 9800, X300, X550, X600, X700, X800, X850, X1300, X1600, X1800, X1900, X1950.
Séries suportadas Windows Vista 32bit (x84).:
- Hospedagem: Link Direto
- Tamanho: Variado
Link direto:
Baixar win xp
Baixar win vista
Drivers nVidia nForce - Sistema: XP/Vista - Links diretos
Este pacote contém as versões atualizadas dos drivers de áudio para as placas-mãe equipadas com o chipset da família nForce, que inovaram o mercado. Ele oferece recursos para os modelos nForce, nForce2, nForce3 e nForce4, com suporte a sistemas que utilizam processadores duplos. Ainda estão inclusos o NVMixer e um instalador para automatizar a sua instalação.
Hospedagem: Link Direto
Tamanho: Variado
Link direto:
Os fantásticos movimentos de uma planta em busca de suporte para crescer
As fantásticas imagens capturadas a cada 10 minutos mostram os movimentos que uma planta faz antes de se lançar à procura do suporte para crescer.
Os movimentos foram acompanhados durante três dias.
Google: sites ficam lentos por causa de falha no Adobe Flash Player
Ferramentas do Flash criaram arquivos que podem ser usados para fazer um ataque do tipo cross-site scripting (XSS).
Pouco depois de a Adobe Systems ter corrigido uma séria falha no software de desenvolvimento Flash, ainda há milhares de sites com erro em arquivos no Shockwave Flash, que podem ser invadidos por crackers, revelou um analista do Google na quinta-feira (27/03).
Diversas ferramentas de desenvolvimento do Flash criaram arquivos que podem ser usados por crackers para fazer um ataque do tipo cross-site scripting (XSS), que obriga o browser a executar códigos nocivos. Esse tipo de ataque é usado para phishing, mas também oferece caminhos para acesso a contas de banco da vítima. Segundo o engenheiro de segurança do Google, Rich Cannings, mais de dez mil sites estão infectados.
Ele percebeu o problema no site do Google e procurou pelo responsável: um funcionário que estava usando o Dreamweaver para criar arquivos em Flash.
O bug estava em outras ferramentas do Flash e a Adobe rapidamente corrigiu as falhas depois delas terem sido reveladas por Cannings. O problema é que todos os arquivos criados antes da correção ainda representam risco.
O Google moveu todas suas animações em Flash para seus servidores web que usavam endereços de Internet Protocol (IP), em vez do domínio Google.com. Isso resolveu o problema para eles. “Os engenheiros nem tentaram corrigir a falha por que isso seria um grande desafio”, disse Cannings.
Mas para outras empresas, mover animações em Flash para um domínio diferente é algo impossível. Elas provavelmente terão que refazer seus arquivos em Flash – uma tarefa cara, normalmente feita por terceiros.
Fonte
10 mitos sobre primeiros socorros derrubados Científicamente
Cortar a pele de uma vítima de uma picada de cobra para chupar o veneno poderia ser uma técnica clássica de primeiros socorros, mas atualmente os médicos dizem que é inútil e inclusive perigoso. Cortar e chupar, ou aplicar um torniquete ou gelo não faz nada para ajudar.
Estas antiquadas atuações fazem mais mal que bem ao atrasar o urgente cuidado médico, contaminando a ferida e danando os nervos e os vasos sanguíneos. O mais adequado nestas situações é urgentemente transportar a vítima ao centro médico mais próximo. Assim que a melhor cura para a picada de cobra é um automóvel e um helicóptero.
Em nosso país é bem mais provável que a gente sofra a "mordidela" de um tubarão do que a picada de uma medusa, mas na Europa é o contrário.
Urinar sobre uma picada na pele não fará muito para aliviar o sofrimento e nunca se comprovou cientificamente que a urina ajude nas picadas de medusas. Já o vinagre é o primeiro e melhor tratamento para este tipo de picada.
Mas uma questão ainda permanece, se não há vinagre a mão a urina é melhor do que nada? Ainda que os estudos não tenham demonstrado, algumas pessoas dizem que a urina funcionou plenamente (há de se levar em conta o efeito placebo)
3. Embebedar-se para aliviar a dor de dente
Uma dose de whisky não vai aliviar a dor de dente nunca. Ao invés de um whisky com gelo, só peça gelo.
Um estudo canadense descobriu que passar um cubo de gelo na parte interna da mão, entre os dedos polegar e indicador, alivia a dor em mais de 50% dos casos. A sensação gelada viaja até ao cérebro e anula os sinais da dor na boca.
Colocar manteiga ou qualquer outro tipo de gordura sobre uma queimadura pode elevar o calor, causando cicatrices e conduzindo a uma infecção.
Quando a gente se queima, dana a integridade da pele e a manteiga não é precisamente a coisa mais limpa do mundo.
O impulso de molhar a queimadura em água com gelo também não tem nenhuma base. A mudança drástica de temperatura pode causar ainda mais dor. Em lugar disso, use água fria para aliviar e limpar a zona.
Nos filmes, sempre se vê alguém colocando um bife cru sobre os olhos depois de ter levado uma "bifa na cara".
Ainda que possa dar uma sensação de alívio na dor, a gordura do bife poderia entrar no olho, causando ainda mais inflamação.
A solução menos favorável para as bactérias seria uma bolsa de gelo ou simplesmente gelo picado numa sacola plástica ou envolvido numa toalha.
Algumas autoridades inclusive crêem que o peróxido de hidrogênio pode matar as células do corpo que estão tentando proteger-se de bactérias intrusas e de germes que tentam entrar na ferida.
Prefira água e sabão - ou só água limpa - para eliminar a sujeira e irrigar a ferida. Nunca use álcool.
Limpe, trate e proteja. Limpe a ferida ou corte, aplique uma pomada antibiótica e cubra-a. Algumas pessoas preferem não fazer curativos, mas as feridas curam muito mais rápido se estao protegidas.
É também algo comum nos filmes. Uma pessoa sofre um ataque e alguém que passa por alí põe algo na boca do paciente para que não engula a língua bloqueando as vias respiratórias.
Isto é uma tremenda bobagem, mesmo que estejamos desacordados, temos a plena capacidade de controlar a nossa respiração.
Na realidade quando um médico ou enfermeira coloca algo na boca de um paciente em estado de choque é para evitar que este morda a própria língua.
Nunca faça isto! Nunca tente tirar o ferrão usando o dedo polegar e o indicado (como uma pinça). Isto poderia permitir que o veneno que ainda está na base do ferrão entrasse no corpo da vítima. Tire o ferrão raspando com um cartão de crédito e se a pessoa ficar avermelhada ou/e com problemas para respirar (choque anafilático à vista) chame imediatamente os para-médicos. Pode ser sério ou inclusive fatal.
Outro remédio popular para as picadas de abelha é pôr fermento em pó sobre ela. Isto em realidade funciona. Misture fermento em pó com água e forme uma massa espessa e ponha sobre a picada que neutralizará o ácido que é criado, causador da dor e do inchaço.
Alguns médicos sugerem que o melhor é usar bicarbonato com um pouco de vinagre para neutralizar o ácido. Na falta de bicarbonato ou do fermento, esfregar uma aspirina sobre a picada pode ajudar a diminuir a dor e a inflamação.
Não ponha a cabeça entre os joelhos nem a jogue para trás. O último é o pior porque existe a possibildade da pessoa aspirar o próprio sangue para os pulmões ou para o estômago causando acesso de vômitos.
Pressione a parte carnosa do nariz, como se tratasse de evitar um mau cheiro e pressione firmemente por no mínimo 5 minutos. As pessoas tem o costume de pressionar e poucos segundos depois soltar para ver se o sangramento parou, não, 5 minutos.
Mas vejam bem, se o nariz sangra durante mais de 15 minutos, pode ser que exista uma séria lesão ou que se acompanhe de uma perda severa de sangue, quando deve se procurar um médico urgentemente.
Muitos corredores de longa distância vão correr mais quando sentem a dor aguda da inchação da canela, ou Síndrome de estress do tibial médio.
O acertado nesta situação, na verdade, é não correr ou forçar o local antes de sarar completamente enquanto usa compressas de gelo ou quentes.
Bill Gates: Windows 7 pode ser lançado ano que vem
O Chairman da Microsoft, Bill Gates, disse nesta sexta-feira que o Windows 7, a próxima versão do Windows, poderia ser lançado no próximo ano, bem antes do prazo informado anteriormente pela empresa.
Em resposta à uma pergunta sobre o Windows Vista, Gates disse: “Em algum momento do próximo ano nós teremos uma nova versão”. Referindo-se ao Windows 7, o codinome da nova versão cliente do Windows, Gate disse: “Eu estou super entusiasmado com o que ele fará de diversas formas”.
A maior parte do discurso de Bill Gates foi devotada aos tópicos como a América Latina pode ser mais competitiva e outros assuntos do tipo.
O Windows 7 e sua suposta lista de funcionalidades tem sido assunto de especulações desde que a empresa discutiu alguns detalhes no verão passado. Naquela época, a Microsoft divulgou poucas informações, exceto pelo fato de que o Windows 7 terá versões para usuários domésticos e corporativos em edições 32 e 64 bits. A empresa também confirmou que está considerando ummodelo de assinaturas para complementar o Windows, mas não forneceu detalhes específicos ou prazo.
Menos de 24 horas atrás, um representante da Microsoft informou que a empresa espera lançar o sucessor do Windows Vista em três anos depois do lançamento oficial em Janeiro de 2007. Não ficou claro se Bill Gates estava se referindo à uma versão de testes do Windows 7 ou à versão final. A empresa tem afirmado que iria acelerar o desenvolvimento do Windows 7 em resposta ao período de desenvolvimento de cinco anos do Windows Vista.
Baboo
Adobe Media Player 1.0

Como praticamente todos programas AIR, o visual é matador, a usabilidade é ótima, enfim, em termos estéticos não há do que reclamar. O rol de parceiros da Adobe neste início é bastante interessante, e inclui grandes players, como a MTV e a Wired. Não bastasse isso, é possível incluir vídeos de sites como o YouTube na pasta My Favorites, através de feeds RSS. Ou seja, dá para criar uma central de vídeos on demand personalizada, sem a necessidade de visitar sites esparsos. Além disso, os vídeos são baixados para o PC, de modo que podem ser vistos posteriormente mesmo estando offline.
A interface limpa, os ótimos parceiros, e a possibilidade de agregar conteúdo de sites especializados tornam o AMP uma ótima opção para os aficionados por vídeo na Internet. A briga contra o Joost é pesada, e quem ganha, como sempre, somos nós.

Travar e Destravar computador via Bluetooth
É claro que é necessário ter um celular e um computador com recursos de Bluetooth ativado e funcionando entre ambos.
O sistema operacional Linux Ubuntu 8.04 Desktop Edition poderá ser baixado gratuitamente

"O produto é resultado da demanda de usuários domésticos e empresariais que queriam um ciclo de suporte mais longo, que tornasse o Ubuntu uma melhor opção para suas implementações", afirmou Jane Silber, COO da Canonical UK.
A Canonical é a patrocinadora oficial do Ubuntu, é uma organização global baseada na Europa e comprometida com o desenvolvimento, a distribuição e o suporte a produtos e comunidades de softwares de código aberto.
De acordo com a empresa, a nova versão oferece plataforma estável para fabricantes de software e hardware, desenvolvedores e usuários.
Essa versão é o oitavo lançamento do Ubuntu para desktops. “Essa é mais madura e é perfeita tanto para implementações corporativas quanto para uso doméstico”, afirma Fábio Filho, gerente de negócios da Canonical para a América Latina.
Confira os diferenciais da versão 8.04
O Ubuntu 8.04 LTS eleva o padrão para a experiência do Linux em desktops. Ele inclui a mais recente versão de produtos estratégicos e, nesse espírito, é a primeira distribuição a oferecer o Firefox 3.0 para milhões de usuários. A combinação do Linux com o Firefox torna o Ubuntu 8.04 LTS um excelente Desktop Web, com uma navegação rápida e reduzida exposição a vírus, spyware e outros tipos de ameaças.
Fotos
O gerenciador padrão de fotos melhorado, o F-Spot, juntamente com um amplo reconhecimento de câmeras e telefones, significa que o usuário pode fazer upload, nomear, gerenciar, visualizar, apagar, imprimir e compartilhar fotos com amigos e família mais facilmente.
Compartilhamento e download de músicas
Os usuários podem conectar um PSP, compartilhar playlists com amigos, comprar da loja online de música Magnatune, escutar transmissões de rádio e conectar mais dispositivos (com UpnP).
Vídeo
O novo reprodutor de vídeo padrão agora permite que o usuário pesquise no YouTube e em outras fontes de vídeo na Web, além de poder compartilhar com outras pessoas. Ele é integrado com o Myth TV, a fonte aberta de TVR, e essa integração dá a possibilidade de assistir aos programas de TV diretamente no desktop. O Brasero permite a fácil gravação de todo o conteúdo para CDs e DVDs.
Produtividade
A integração do relógio e do calendário permite o gerenciamento do horário de todo o mundo, bem como, com um único clique, criar, responder e receber alertas de compromissos.
Desktop sofisticado
O Ubuntu 8.04 LTS combina as mais recentes aplicações GNOME com efeitos visuais, oferecendo aos usuários uma experiência melhor, mais bonita e mais intuitiva.
Suporte de longo prazo
O Ubuntu 8.04 LTS é suportado com atualizações de segurança e manutenção durante três anos para que usuários corporativos e domésticos possam contar com um ciclo de planejamento mais longo para atualizações. Aqueles que desejarem as melhores e mais recentes aplicações poderão fazer a atualização para o Ubuntu 8.10 a partir de outubro de 2008 e aqueles que preferem ciclos mais longos de implementação podem utilizar o Ubuntu 8.04 durante três anos antes de mudar para o próximo lançamento LTS.
Aplicações
Mais de 30 ISVs comerciais planejam oferecer suporte e distribuir as suas aplicações para a plataforma desktop 8.04 LTS, incluindo Adobe, Google, Real Networks, Nero, Skype, Corel, Parallels e Fluendo.
Acessibilidade
O suporte ergonômico permite que os usuários naveguem no Ubuntu de uma maneira mais natural. Também está disponível o suporte de linguagem para comandos de voz, para acessibilidade do teclado, zoom e mais.
Fonte
Comercial Chevrolet Silverado 2007
Ou assista pelo Youtube aqui.
Acupuntura planetária

Em 2005, cientistas descobriram que um novo arranha-céu em Taiwan pode causar terremotos. É um típico exemplo de acupuntura mal feita no planeta.
Chamado de Taipei 101, por enquanto é o mais alto prédio do mundo, até terminar a torre de Al Burj que será ainda mais alta-900m. Mas, por enquanto, o prédio Taipei 101, com 500 metros de altura é o mais alto.
Apesar do feito espetacular de engenharia, os geologistas analisaram a mega estrutura e, chegaram a conclusão que a altura e o excessivo peso do prédio podem desestabilizar as camadas geológicas da região. Podem também desencadear terremotos.
As civilizações antigas colocavam totens pesados, em posições estratégicas, nas suas aldeias, para provocar benefícios da energia da terra. Sem saber, faziam uma espécie de acupuntura na superfície onde moravam, com a finalidade de viver melhor com as forças da natureza. Atualmente, esse tipo de procedimento é denominado de acupuntura planetária.
40 Wallpapers de Games
Descrição: Uma outra seleção que fiz com meus wallpapers, para decorar sua area de trabalho com uns papeis de paredes de Games... Só os Top... Seleção...
*Tamanho: 11MB
Clique na imagem para baixar...
Ilusão de ótica




O termo Ilusão de óptica aplica-se a todas ilusões que «enganam» o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de um modo erróneo. Algumas são de carácter fisiológico, outras de carácter cognitivo.
A explicação possível das ilusões ópticas é debatida extensamente. No entanto, os resultados da investigação mais recente indicam que as ilusões emergem simplesmente da assinatura do modo estatístico e empírico como todos os dados perceptivos visuais são gerados.
Os circuitos neuronais do nosso sistema visual evoluem, por aprendizagem neuronal, para um sistema que faz interpretações muito eficientes das cenas 3D usuais, com base na emergência no nosso cérebro de modelos simplificados que tornam muito rápida e eficiente essa interpretação mas causam muitas ilusões ópticas em situações fora do comum.
A nossa percepção do mundo é em grande parte auto-produzida. Os estímulos visuais não são estáveis: por exemplo, os comprimentos de onda da luz reflectida pelas superfícies mudam com as alterações na iluminação. Contudo o cérebro atribui-lhes uma cor constante. Uma mão a gesticular produz uma imagem sempre diferente e, no entanto, o cérebro classifica-a consistentemente como uma mão. O tamanho da imagem de um objecto na retina varia com a sua distância mas o cérebro consegue perceber qual é o seu «verdadeiro» tamanho. A tarefa do cérebro é extrair as características constantes e invariantes dos objectos a partir da enorme inundação de informação sempre mutável que recebe. O cérebro pode também deduzir a distância relativa entre dois objectos quando há sobreposição, interposição ou oclusão. E pode deduzir a forma de um objecto a partir das sombras. O que implica uma aprendizagem da perspectiva linear. No entanto, existem vários tipos de ilusões de distância e profundidade que surgem quando esses mecanismos de dedução inconsciente resultam em deduções erróneas.
A imagem da retina é a fonte principal de dados que dirige a visão mas o que nós vemos é uma respresentação “virtual” 3D da cena em frente a nós. Não vemos uma imagem física do mundo, vemos objectos. E o mundo físico em si não está separado em objectos. Vemos o mundo de acordo com a maneira como o nosso cérebro o organiza. O processo de ver é um de «completar» o que está em frente a nós com aquilo que o nosso cérebro julga estar a ver. O que vemos não é a imagem na nossa retina - é uma imagem tridimensional criada no cérebro, com base na informação sobre as características que encontramos mas também com base nas nossas «opiniões» sobre o que estamos a ver.
O que vemos é sempre, em certa medida, uma ilusão. A nossa imagem mental do mundo só vagamente tem por base a realidade. Porque a visão é um processo em que a informação que vem dos nossos olhos converge com a que vem das nossas memórias. Os nomes, as cores, as formas usuais e a outra informação sobre as coisas que nós vemos surgem instantaneamente nos nossos circuitos neuronais e influenciam a representação da cena. As propriedades percebidas dos objectos, tais como o brilho, tamanho angular, e cor, são “determinadas” inconscientemente e não são propriedades físicas reais. As ilusões surgem quando os “julgamentos” implícitos na análise inconsciente da cena entram em conflito com a análise consciente e raciocinada sobre ela.
A interpretação do que vemos no mundo exterior é uma tarefa muito complexa. Já se descobriram mais de 30 áreas diferentes no cérebro usadas para o processamento da visão. Umas parecem corresponder ao movimento, outras à cor, outras à profundidade (distância) e mesmo à direcção de um contorno. E o nosso sistema visual e o nosso cérebro tornam as coisas mais simples do que aquilo que elas são na realidade. E é essa simplificação, que nos permite uma apreensão mais rápida (ainda que imperfeita) da «realidade exterior», que dá origem às ilusões de óptica.
Uma ilusão de luminosidade.- A ilusão do tabuleiro de damas
A luminosidade é uma variável subjectiva que não corresponde de um modo preciso a uma quantidade física. É uma estimativa da reflectância real dos objectos (a proporção de luz incidente que é reflectida por uma superfície), feita pelo sistema visual.
Note que vemos o quadrado A como sendo mais escuro do que o quadrado B. No entanto, como se vê pela figura da direita, em que simplesmente se adicionou duas barras com a mesma cor de A, ambos têm exactamente a mesma cor - têm a mesma luminância (a quantidade de luz visível que chega ao olho vindo da superfície é a mesma).
O que se passa é que o sistema visual não se limita a medir a quantidade de luz que chega ao olho, que é influenciada pelas sombras. Parece ter em conta o contraste local e saber que as mudanças de luz na transição entre superfícies de cores diferentes são geralmente mais abruptas do que as causadas por sombras. O sistema visual «sabiamente» usa apenas a informação sobre as transições mais abruptas para construir a imagem de reflectância. E por isso estima a cor dos objectos sem se deixar enganar pelas sombras de um objecto visível.
É uma «ilusão» que mostra o sucesso do sistema visual. Não é um bom medidor de luz, mas esse não é o seu propósito: se o sistema visual se baseasse apenas na luminância, não distinguiríamos uma superfície branca mal iluminada de uma superfície negra muito iluminada. A capacidade que o sistema tem para o fazer é aquilo a que se chama a «constância da luminosidade».
Uma ilusão de distância.O sistema visual «conhece a perspectiva», e isso é-nos muito útil para interpretar uma imagem tridimensional. Mas isso gera algumas ilusões, quando numa figura plana há pistas que enganam o sistema visual e o levam erradamente a fazer uma interpretação usando a perspectiva.
Em situações usuais, quando o sistema visual detecta linhas que parecem paralelas (embora na imagem da retina não o sejam), usa o seu ângulo para estimar o ângulo do nosso olhar relativamente ao solo. É um mecanismo automático que nos é muito útil. Mas o que se passa é que o sistema visual por vezes o usa erradamente no caso de certas figuras planas em que não se parece justificável.
Note, por exemplo, que na figura, vemos a linha que está em baixo como sendo mais curta do que a outra. Mas têm exactamente o mesmo tamanho. Isso acontece porque o sistema visual usa o ângulo entre as duas rectas laterais para estimar o ângulo do nosso olhar relativamente ao solo. E isso faz com que pense que a linha de baixo está mais próxima. Ora, se ambas têm a mesma aparência visual e a linha de cima está mais longe, então ela deve ser na realidade mais longa. E é assim mesmo que a vemos. O sistema visual (julgando estar a ser muito esperto) engana-se redondamente.
Mas esta é uma «ilusão» que mostra o sucesso do sistema visual na estimativa da perspectiva. A capacidade que ele tem para o fazer é aquilo a que se chama a «constância do tamanho» dos objectos. É essa capacidade que faz com que, quando uma pessoa se afasta de nós, não a «sintamos» a diminuir de tamanho. E, quando vemos uma pessoa ao longe, não temos geralmente a sensação de que ela é minúscula.
Ou seja, existe um mecanismo cerebral que impõe a constância do tamanho dos objectos, como se eliminasse o efeito da perspectiva. E o mecanismo funciona com bastante precisão. Se virmos uma folha de um certo tamanho ao longe, desde que a distância não seja exagerada, e tivermos ao nosso lado algumas folhas de vários tamanhos diferentes, sabemos normalmente escolher entre elas a que tem o mesmo tamanho da que está longe! O problema é quando esse mecanismo é usado indevidamente... .
Fonte: Wikipédia
Blogosfera amigos !
