Postagens populares !
-
Esta é a versão portátil criada pela equipe do Rare Ideas do excelente programa Stellarium, um aplicativo gratuito que simula o céu em tempo...
-
Precisando de uma partitura em branco para escrever? Um papel pautado? Quadriculado? Então conheça o Printable Paper
sexta-feira, 30 de maio de 2008
Tribo rara e intacta é fotografada na Amazônia
terça-feira, 27 de maio de 2008
1000 Jogos em Java Para Celular
Vai falar que você não tem o cabo de conexão? Não?
É fácil! Você só precisa do HD Virtual Diino. Com o Diino. Você acessa seus arquivos direto do celular e instala o que você quiser em segundos!
Clique AQUI e faça o seu Diino agora mesmo.
Wallpapers de Curitiba
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Stonehenge ! O Templo Neolítico!
Mitos, lendas e teorias
Uma das opiniões mais populares foi a de John Aubrey. No século XVII, antes do desenvolvimento dos métodos de datação arqueológica e da pesquisa histórica, foi quem primeiro associou este monumento, e outras estruturas megalíticas na Europa, aos antigos Druidas. Esta idéia, e uma série de falsas noções relacionadas, difundiram-se na cultura popular do século XVII, mantendo-se até aos dias atuais.
Na realidade, os Druidas só apareceram na Grã-Bretanha após 300 a.C., mais de 1500 anos após os últimos círculos de pedra terem sido erguidos. Algumas evidências, entretanto, sugerem que os Druidas encontraram os círculos de pedra e os utilizaram com fins religiosos.
Outros autores sugeriram que os monumentos megalíticos foram erguidos pelos Romanos, embora esta idéia seja ainda mais improvável, uma vez que os Romanos só ocuparam as Ilhas Britânicas após 43, quase dois mil anos após a construção dos círculos de pedra.
Somente com o desenvolvimento do método de datação a partir do Carbono-14 estabeleceram-se datas aproximadas para os círculos de pedra. Durante décadas não foram formuladas explicações plausíveis para a função dos círculos, além das suposições de que se destinavam a rituais e sacrifícios.
Características
- O chamado Período I (c. 3100 a.C.), quando o monumento não passava de uma simples vala circular com 97,54 metros de diâmetro, dispondo de uma única entrada. Internamente erguia-se um banco de pedras e um santuário de madeira. Cinquenta e seis furos externos ao seu perímetro continham restos humanos cremados. O círculo estava alinhado com o pôr do Sol do último dia do Inverno, e com as fases da Lua.
- Durante o chamado Período II (c. 2150 a.C.) deu-se a realocação do santuário de madeira, a construção de dois círculos de pedras azuis (coloridas com um matiz azulado), o alargamento da entrada, a construção de uma avenida de entrada marcada por valas paralelas alinhadas com o Sol nascente do primeiro dia do Verão, e a ereção do círculo externo, com 35 pedras que pesavam toneladas. As altas pedras azuis, que pesam quatro toneladas, foram transportadas das montanhas de Gales a cerca de 24 quilômetros ao Norte.
- No chamado Período III (c. 2075 a.C.), as pedras azuis foram derrubadas e pedras de grandes dimensões (megálitos) - ainda no local - foram erguidas. Estas pedras, medindo em média 5,49 metros de altura e pesando cerca de 25 toneladas cada, foram transportadas do Norte por 19 quilômetros. Entre 1500 a.C. e 1100 a.C., aproximadamente sessenta das pedras azuis foram restauradas e erguidas em um círculo interno, com outras dezenove, colocadas em forma ferradura, também dentro do círculo.
Recolhendo os dados a respeito do movimento de corpos celestiais, as observações de Stonehenge foram usadas para indicar os dias apropriados no ciclo ritual anual. Nesta consideração, é importante mencionar que a estrutura não foi usada somente para determinar o ciclo agrícola, uma vez que nesta região o Solstício de Verão ocorre bem após o começo da estação de crescimento; e o Solstício de inverno bem depois que a colheita é terminada. Desta forma, as teorias atuais a respeito da finalidade de Stonehenge sugerem seu uso simultâneo para observações astronômicas e a funções religiosas, sendo improvável que estivesse sendo utilizado após 1100 a.C..
A respeito de sua forma e função arquitetônicas, os estudiosos sugeriram que Stonehenge - especialmente seus círculos mais antigos - pretendia ser a réplica de um santuário de pedra, sendo que os de madeira eram mais comuns em épocas Neolíticas.
No dia 21 de Junho, o Sol nasce em perfeita exatidão sob a pedra principal.
Segundo dados mais recentes, obtidos por arqueólogos chefiados por Mike Parker Pearson, Stonehenge está relacionada com a existência do povoado Durrington. Este povoado formado por algumas dezenas de casas construídas entre 2600 a.C. e 2500 a.C., situado em Durrington Walls, perto de Salisbury, é considerada a maior aldeia neolítica do Reino Unido. Segundo os arqueólogos foi aí encontrada uma espécie de réplica de Stonehenge, em madeira.
10 maneiras de ficar mais inteligente
2. Exercícios
Existem dois "consensos" de definição de inteligência. O primeiro, de "Intelligence: Knowns and Unknowns", um relatório de uma equipa congregada pela Associação Americana de Psicologia em 1995:
- "Os indivíduos diferem na habilidade de entender idéias complexas, de se adaptar com eficácia ao ambiente, de aprender com a experiência, de se engajar nas várias formas de raciocínio, de superar obstáculos mediante pensamento. Embora tais diferenças individuais possam ser substanciais, nunca são completamente consistentes: o desempenho intelectual de uma dada pessoa vai variar em ocasiões distintas, em domínios distintos, a se julgar por critérios distintos. Os conceitos de 'inteligência' são tentativas de aclarar e organizar este conjunto complexo de fenômenos."
Uma segunda definição de inteligência vem de "Mainstream Science on Intelligence", que foi assinada por 52 pesquisadores em inteligência, em 1994:
- "uma capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender idéias complexas, aprender rápido e aprender com a experiência. Não é uma mera aprendizagem literária, uma habilidade estritamente acadêmica ou um talento para sair-se bem em provas. Ao contrário disso, o conceito refere-se a uma capacidade mais ampla e mais profunda de compreensão do mundo à sua volta - 'pegar no ar', 'pegar' o sentido das coisas ou 'perceber'"
- Herrnstein and Murray: "...habilidade cognitiva."
- Sternberg and Salter: "...comportamento adaptativo orientado a metas."
- Saulo Vallory: "...habilidade de intencionalmente reorganizar informações para inferir novos conhecimentos."
convencionais, propondo que a origem da inteligência estaria vinculada ao início do bipedalismo. Dados parciais de seu trabalho encontram-se disponíveis para consulta on-line sobre Alirio Freire ou Origem da inteligência.
Multi Virus Cleaner 2008 8.1.0
- Tamanho: 1.6 MB | Freeware
- Idioma: Inglês
- Sistema: Windows 98/2000/XP/2003
Cavalos-de-tróia: Falsos MP3 invadem redes de P2P
Desde a última sexta-feira, mais de 500 mil cavalos-de-tróia disfarçados de MP3 atacaram redes de troca de arquivos como LimeWire e eDonkey.
O alerta foi dado pela McAfee. Segundo a empresa, o cavalo-de-tróia Downloader-UA.h, é um invasor novo. Ele é apresentado no formato de arquivos MP3 (áudio) ou MPG (vídeo) e distribuído por crackers para as redes de compartilhamento.
O Wimpy permite que o usuário escute uma série de canções. Durante sua instalação, vários programas do tipo adware também se instalam e passam a encher o PC de anúncios e outros itens indesejáveis. Segundo a McAfee, o Downloader-UA.h é um dos cavalos-de-tróia de atuação mais maciça dos últimos anos. Em apenas 24 horas, a empresa detectou 119 mil computadores infectados num universo de 436 mil. Isso equivale a uma taxa de contaminação da ordem de 27%. Outros programas nocivos apresentam taxas variando entre 1% a 5%. Por isso a McAfee classifica o Downloader como ameaça de risco médio.