Anticorpos de alguns tubarões conseguem sobreviver no sistema digestivo humano |
Os tubarões possuem um sistema imunológico semelhante ao humano, mas os seus anticorpos - moléculas que combatem doenças – são excepcionalmente resistentes.
Os pesquisadores da Universidade La Trobe, de Melbourne, acreditam que podem aproveitar essa resistência para ajudar a tornar mais lento o desenvolvimento de doenças como o câncer, levando a uma nova geração de medicamentos.
Ambientes ácidos
Os tubarões foram escolhidos para a pesquisa por possuírem um forte sistema imunológico e por raramente serem suscetíveis a infecções.
De acordo com a equipe de cientistas, os anticorpos dos tubarões resistem altas temperaturas e ambientes adversos, como os extremamente ácidos ou alcalinos.
Isso significa que eles seriam capazes de sobreviver em um ambiente como o aparelho digestivo humano - condição importante para o desenvolvimento de um tratamento por meio de pílulas.
O professor Mick Foley, da Universidade de La Trobe, afirmou que as moléculas do tubarão podem também se associar às células cancerígenas, detendo a sua disseminação.
“As células realmente se multiplicam menos do que quando nós não adicionamos os anticorpos do tubarão ou adicionamos uma quantidade irrelevante”, disse o cientista.
Já existem evidências de que os anticorpos desse animal podem retardar a proliferação do câncer de mama. No entanto, há esperança também de que eles possam ser usados no tratamento de outras doenças, como malária e artrite reumatóide, uma doença inflamatória incurável que ataca as articulações .
Nenhum comentário:
Postar um comentário