@@ Desde Música a Astronomia !Da História a Arte antiga e Contemporânea,Ecologia e Meio Ambiente,Consciência Global,Notícias e também Vídeos sobre vários temas e Jogos! @@

Postagens populares !

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Associação de Músicas com Intervalos musicais!



Quem está estudando música tem a obrigação de conhecer todos os intervalos musicais. Estar com os intervalos na ponta do ouvido é sinal que você fará um bom solfejo e terá mais facilidade quando for tirar algum solo de ouvido.

A associação de cada intervalo musical com uma música conhecida, facilita a memorização durante o aprendizado. Está certo que algumas músicas aqui apresentadas, alguns de vocês não as conhecem, mas se alguém souber de alguma outra musica, deixem um comentário para ser acrescentada na lista!

O objetivo é fazer com que você escute o intervalo, se lembre da musica associada ao referido intervalo e saiba dizer se é uma 3M (terça maior), 5J (Quinta justa), etc.


Intervalos


Intervalo é a diferença de altura entre duas notas. São classificados quanto à simultaneidade ou não dos sons e à distância (altura) entre eles.


Uníssono:

Eis a- qui este sambinha, feito numa nota só ... (Samba de Uma Nota Só, Tom Jobim);
Céu, tão grande é o céu... (Dindi, Tom Jobim);
O- lha que coisa mais linda... (Garota de Ipanema, Tom Jobim e Vinicius de Moraes).


Aqui os intervalos serão tocados ascendentemente!


2ªm - Segunda Menor (Ascendente):
Meu co- ração não se cansa... (Coração Vagabundo, Caetano);
Mas pra quê? Pra que tanto céu... (Inútil Paisagem, Tom Jobim e Aloysio de Oliveira);
Trilha sonora do filme o tubarão;
Tema: A pantera cor de rosa.

2ªM - Segunda Maior (Ascendente):
Bra- sil, meu Brasil brasileiro... (Aquarela do Brasil, Ary Barroso);
Eu nun- ca sonhei com você... (Lígia, Tom Jobim);
Para-béns para você, nessa data... (Parabéns para você).

3ªm - Terça Menor (Ascendente):
Al- guém cantando longe daqui... (Alguém Cantando, Caetano Veloso);
Eu que- ro ovo de codorna pra comer... (Ovo de Codorna, Luiz Gonzaga);
Vo- cê precisa saber da piscina... (Baby, Caetano Veloso);
Inicio da música "Smoke on the water"- (Deep Purple).

3ªM - Terça Maior (Ascendente):
Eu sei que vou te amar... (Eu Sei Que Vou Te Amar, Tom Jobim);
Na-tal, natal, natal... (Tema de Natal da Coca-Cola) ;
The number of the beast - (Irom Maidem).

4ªJ - Quarta Justa (Ascendente):
Tris- te- za não tem fim... (A Felicidade, Tom Jobim/Vinicius de Moraes);
O mor- ro não tem vez e o que ele fez... (O Morro Não Tem Vez, Tom Jobim e Vinicius de Moraes);
Ou- vi- ram do Ipiranga às margens plácidas... (Hino Nacional Brasileiro, Francisco Manoel da Silva e Joaquim Osório Duque Estrada);
ca-ia, a tarde... (O bêbado e a equilibrista, Elis Regina).

4ª Aum - Quarta Aumentada / 5ª Dim - Quinta Diminuta (Ascendente):
The sim-psons... (The Simpsons theme song);
Introdução da música "Piano na Mangueira (Tom Jobim e Chico Buarque).
...que só teu amor procurou... (no meio de Manhã de Carnaval, Luiz Bonfá).

5ªJ - Quinta Justa (Ascendente):
Es- tre- la de cinco pontas... (As Várias Pontas de Uma Estrela, Caetano Veloso e Milton Nascimento);
Trilha sonora do filme "Super Man";
Solo de introdução da música "Que país é esse?" (legião Urbana).
One (Metallica);

6ªm - Sexta Menor (Ascendente):
Ma- nhã, tão bonita manhã... (Manhã de Carnaval, Luiz Bonfá);
Eu vi o menino correndo, eu vi o tempo... (Força Estranha, Caetano Veloso).

6ªM - Sexta Maior (Ascendente):
Ma- ri- na morena Marina você se pintou... (Marina, Dorival Caymmi);
Le- va- va uma vida sossegada... (Ovelha Negra, Rita Lee);
Introdução da música "Amigos para Siempre" (Sarah Brightman).

7ªm - Sétima Menor (Ascendente):
...co- m'os- olhos de um bandido... (no meio de Esse Cara, Caetano Veloso);

7ªM - Sétima Maior (Ascendente):
O Deus- que mora na proximidade do haver avenças... (Pelos Olhos, Caetano Veloso).
Take-on Me (Take on Me, A-ha,).
O in-verno é mau, traz chuva, traz frio... (Canção "O Inverno é mau").

8ªJ - Oitava Justa (Ascendente):
Ó meu amigo, meu herói (Meu Amigo, Meu Herói, Gilberto Gil);
Não, não pode mais meu coração... (Modinha, Tom Jobim e Vinicius de Moraes);

Agora os intervalos serão tocados descendentemente!


2ªm - Segunda Menor (Descendente):
Luz do sol... (Luz do Sol, Caetano Veloso);
Pa -re -ce que dizes, te amo, Maria... (Anos Dourados, Tom Jobim e Chico Buarque);
Hino da bandeira do Brasil;
Fur Elisa (Beethoven);

2ªM - Segunda Maior (Descendente):
Meu coração, não sei porque... (Carinhos - Pixinguinha/Jõao de Barro);
Por ser de lá, do sertão, lá do cerrado... (Lamento Sertanejo, Dominguinhos e Gilberto Gil);
Mi- nha alma canta, vejo o Rio de Janeiro... (Samba do Avião, Tom Jobim)
Solo de introdução da música " Será" (Legiao Urbana)


3ªm - Terça Menor (Descendente):
Hey Jud (Hey Jud - The Beatles);
Su-per fantástico amigo... (Superfantástico - Balão Mágico);
Eu vim, eu vim da Bahia cantar... (Eu Vim da Bahia, Gilberto Gil)
Greensleeves (Mozart);

3ªM - Terça Maior (Descendente):
É pau, é pedra, é o fim do caminho... (Águas de Março, Tom Jobim);
Que fal- ta eu sinto de um bem... (Eu Só Quero Um Xodó, Dominguinhos/Anastácia);
Sinfonia Numero 5 de Beethoven.

4ªJ - Quarta Justa (Descendente):
One day in your life... (One day in your life - Michael Jackson);
Ai tem dó de ver o meu penar... (Rainha do Mar, Dorival Caymmi);
O -lha! Está chovendo na roseira... (Chovendo na Roseira, Tom Jobim);
A-le luia, Heandel - Aleluia , de "o Messias".

4ª Aum - Quarta Aumentada / 5ª Dim - Quinta Diminuta (Descendentes):
Música Black Sabbath de Black Sabbath;
Man-guei-ra, estou aqui na plataforma da estação... (Piano na Mangueira, Tom Jobim e Chico Buarque).

5ªJ - Quinta Justa (Descendente):
Fee-lings, nothing more than feelings (Feelings - Morris Albert);
É do- ce morrer no mar... (É Doce Morrer no Mar, Dorival Caymmi);
Só lou- co, amou como eu amei... (Só Louco, Dorival Caymmi).

6ªm - Sexta Menor (Descendente):
Vai mi -nha tristeza... (Chega de Saudade, Tom Jobim e Vinicius de Moraes);
Ah es -se cara tem me consumido... (Esse Cara, Caetano Veloso).

6ªM - Sexta Maior (Descendente):
Ouça-um bom conselho... (Bom Conselho, Chico Buarque).

7ªm - Sétima Menor (Descendente):
...u- ma canção pelo ar... (no meio de Se todos Fossem Iguais a Você, Tom Jobim e Vinicius de Moraes).

7ªM - Sétima Maior (Descendente):
Can-sei de te procurar, fiz essa música pra poder te achar (Música "7M Descendente" - Herold)

8ªJ - Oitava Justa (Descendente):
Dei-xa, fale quem quiser falar, meu bem... (Deixa, Baden Powelle e Vinícius de Moraes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogosfera amigos !

Assista meu canal musical no Youtube!