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segunda-feira, 10 de março de 2008

O Saxofone




O saxofone foi inventado por Antoine-Joseph (Adolph) Sax.
Adolph começou sua educação formal na Royal School of Singing (Bruxelas); lá
ele também estudou flauta e clarinete. Dizem que se Sax não tivesse entrado
nos negócios da família ele teria feito um boa carreira como clarinetista
profissional. Charles concentrou suas energias na sua fábrica de instrumentos
para ir ganhando a vida, enquanto Adolph ia experimentando novos designs com
a finalidade de criar novos instrumentos. Sax termina, em 1834, o
aperfeiçoamento do clarinete-baixo (clarone); talvez daí viesse a idéia de
fabricar um novo instrumento, pois o formato do clarone e o do saxofone são
bem semelhantes, com a diferença de que o corpo do clarone é mais alongado e
feito de madeira e, principalmente, por pertencer à família do clarinete; mas o
primeiro saxofone nasceu quando Sax adaptou uma palheta de um clarinete ao
bocal de um oficlide ( um predecessor da tuba, só que em forma de "U", como o
fagote). O resultado foi um saxofone-baixo; a partir deste, Sax criou o restante
da família. O Saxofone é um dos poucos instrumentos que foram "inventados".
Historiadores estão de acordo que Adolph Sax projetou e construiu o saxofone
por volta de 1840. O esboço básico deste instrumento nunca mudou, embora
muitos aperfeiçoamentos tenham sido feitos. Dessa incrível habilidade criativa
nasceram o Sax Horn (uma espécie de tuba) e os saxofones. Quando Adolph
completou 25 anos, ele foi atraido pelo encanto de Paris, e se mudou para lá.
Enquanto estava em Paris, ele conheceu muitos músicos notáveis inclusive
Meyerbeer e Berlioz. Contudo ele foi obrigado a se mudar para Bruxelas por
razões econômicas. Depois de um período de tragédia familiar onde o Charles
viu oito dos seus filhos morrerem, pai e filho se dedicaram exclusivamente ao
trabalho, entorpecendo a dor da perda. Porém, a viagem a Paris teve um efeito
duradouro em Adolphe e ele não pôde esperar pela oportunidade de voltar. Ele
recebeu várias ofertas de trabalho que ele aceitou alguns em Londres e St
Petersburgo. Finalmente, ele foi atraído para voltar a Paris pela oferta de
trabalho para o Serviço Militar francês. Quase imediatamente depois da chegada
dele em Paris, Sax começou a trabalhar na sua família de cornetas teclada.
Tendo concebido o saxofone como um instrumento que combinaria os
instrumentos de madeira com os de metal, pela produção de um som que
descreveria propriedades de ambos, Sax submeteu-o a teste (o primeiro em
conjunto) com as bandas militares francesas. A aceitação foi imediata. Em 12 de
julho do mesmo ano, Sax é entrevistado por seu amigo Hector Berlioz,
compositor e escritor do artigo, na "Paris Magazine" (jornal de debates),
descrevendo sua nova invenção: o SAXOFONE: "Melhor que qualquer outro
instrumento, o saxofone é capaz de modificar seu som a fim de lhe dar as
qualidades convenientes, e de lhe conservar a igualdade perfeita em toda sua
extensão. Eu o fiz em cobre, e em forma de cone parabólico. O saxofone tem
boquilha com palheta simples como embocadura, uma digitação próxima à da
flauta e à do clarinete, e podemos, se quisermos, colocar-lhe todas as digitações
possíveis", diz Sax.
Em 1844, o saxofone é exibido pela primeira vez na "Paris Industrial
Exibicion" e, no dia 3 de fevereiro do mesmo ano, Hector Berlioz
esboça o arranjo do coral Chant Sacre , no qual inclui o saxofone.
"Nenhum instrumento que conheço possui essa estranha sonoridade
situada no limite do silêncio", afirma H. Berlioz. Ainda em dezembro
desse ano , é apresentada a primeira obra original para saxofone,
inserido na orquestra de George Kastner, "Opera Laster King of
Judá" ("O Último Rei de Judá"), no Conservatório de Paris. Em
1845, Sax tirando vantagem da situação de que a banda de
infantaria francesa possuia uma falta de qualidade, ele recomendou
ao Ministro de Guerra que uma competição fosse feita entre uma
faixa com instrumentos tradicionais e uma com os seus
instrumentos. Ele refaz a Banda Militar, substituindo o oboé, fagote
e trompas francesas por instrumento de sua invenção: saxofones,
saxhorns em Bb e Eb, produzindo maior homogeneidade sonora;
essa idéia foi um sucesso, e a faixa de sax subjugou a audiência.
Dali em diante os saxes foram adotados na música militar francesa.
O saxhorn é uma espécie de instrumento de sopro feito de latão
com embocadura de bocal e pistões que compreende o sopranino,
soprano, contralto, barítono, baixo, contra-baixo (tuba), que
funciona de forma análoga às tubas wagnerianas e às trompas de
pistões. O seu formato é também muito semelhante ao das tubas
empregadas por Wagner na "Tetralogia". A tuba, que é um saxhorn
baixo, munido de 4 ou até 5 pistões, constitui o único instrumento
da família dos saxhorns em uso constante na orquestra sinfônica;
os demais restringem-se às bandas sinfônicas, militares e musicais
no caso dos barítonos e contraltos.
O saxofone foi patenteado em 1846 incluindo 14 variações:
Sopranino em Eb, Sopranino em F, Soprano em Bb, Soprano em C,
Alto em Eb, Contralto em F, Tenor em Bb, Tenor em C, Barítono em
Eb, Barítono em F, Baixo em Bb, Baixo em C, Contra-baixo em Eb e
Contra-baixo em F. Em 1858, Sax torna-se professor do
Conservatório de Paris, onde começou a lecionar e propagar os
ensinamentos do instrumento. O primeiro método para saxofone
também foi atribuído a George Kastner (1846), e depois vieram os
métodos de Hyacinthe Klosé ("Método Elementar Alto e Tenor" -
1877;" Barítono e Soprano " - 1879 e 1881). Porém, Sax nunca
ficou rico. Devido ao seu sucesso, os concorrentes, de olho nos
lucros, lançaram uma tremenda campanha contra ele. Entre outros
golpes, acusaram-no de ter roubado a idéia do saxofone,
subornaram músicos para boicotar os seus instrumentos e fizeram
com que os compositores deixassem o sax à margem das salas de
concerto.
Adolph sobreviveu aos ataques até que, em 1870, sua patente
expirou e qualquer um pôde fazer saxofones. Sua fábrica então
faliu. Duas vezes ele declarou bancarrota em 1856 e 1873. Muitos
processos foram movidos contra ele e passou grande parte da sua
vida em batalhas judiciais, torrando assim todo o seu dinheiro. Aos
oitenta anos de idade e falido, três compositores se sensibilizaram
(Emmanuel Chabrier, Jules Massenet e Camile São-Saens) e
solicitaram ao Ministro francês de belas artes que lhe ajudasse.
Uma pequena pensão foi dada, a qual lhe garantiu uma ajuda nos
seus últimos anos de vida. Antonie Joseph, conhecido como Adolphe
Sax, morreu no dia 4 de Fevereiro de 1894 com 80 anos de idade.
Em síntese:
O saxofone foi inventado por volta de 1840 por um clarinetista
belga e construtor de instrumentos clamado Adolphe Sax. O
saxofone é feito de metal - portanto, você pode estar pensando que
ele deve pertencer à seção de metais da orquestra. Entretanto, na
realidade, o saxofone produz som através de uma palheta simples e
um sistema de chaves que abrem e fecham orifícios perfurados ao
longo do tubo cônico. Tanto a palheta quanto o sistema de chaves
são características fundamentais das madeiras não dos metais.
O dedilhado é muito similar ao da clarineta; portanto, quando o
saxofone é usado na orquestra, o que acontece muito poucas vezes,
ele é tocado por um clarinetista e assim será devidamente
encontrado, na plataforma de concerto, no naipe das madeiras e
não no dos metais.
Há uma família completa de saxofone, no total de oito, em uma
variedade de tamanhos e tonalidades. Os mais usados na orquestra
são o saxofone contralto em mi bemol e o tenor em si bemol,
ambos similares, em formatos, à clarineta baixo.
Devido ao fato de o saxofone utilizar uma palheta simples, ter uma
campânula alargada e ser feito de metal, seu timbre torna-se
claramente distinto dos outros instrumentos de sopro, sendo
extremamente rico e suave, freqüentemente lírico.
Como a clarineta, o saxofone pode ser extremamente ágil, com
uma ampla extensão dinâmica, variando do extremo delicado ao
rascantemente forte - qualidades que, obviamente, tornaram o
saxofone um dos instrumentos mais utilizados no jazz,
especialmente pelos instrumentistas Coleman Hawkins, Charlie
Parker e Ornette Coleman.


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