O que o GCF faz
O que o programa faz, basicamente, é encontrar todas as construções possíveis para o acorde que o usuário especifica.
O funcionamento do programa é muito intuitivo. Logo de cara pode-se perceber o desenho do braço da guitarra, disposto na parte superior da janela do Guitar Chord Finder.
Especificando os parâmetros
O primeiro campo (da esquerda para a direita), denominado Root (raiz), serve para selecionar a tônica do acorde desejado.
O segundo campo, indicado pela palavra Chord (acorde), serve para identificar o “tipo” do acorde. Aqui é possível escolher, por exemplo, se o acorde é maior (major triad), menor (minor triad), com sétima maior (maj7) etc. São muitas as possibilidades.
Além dos acordes
Ao escolher o tipo do acorde, o próximo campo (Tones) — terceiro campo da esquerda para a direita — é alterado automaticamente. Por exemplo: ao definir o tipo do acorde como major triad (acorde maior), as seguintes opções são marcadas na seção Tones: Root, major 3rd e 5. Isso é muito útil, pois desta maneira pode-se obter informação acerca dos intervalos que constituem o acorde. No exemplo descrito acima, o GCF nos mostra que um acorde do tipo “maior” é formado pela tônica (Root), terça maior (major 3rd) e quinta (5).
Outras opções interessantes são: No. of Frets e Doubling Notes. A primeira opção serve para especificar o número de “casas” que devem ser utilizadas, e a segunda, para informar se deve ou não existir repetição das notas na construção do acorde. Alguns estilos, como o Jazz, não costumam utilizar notas repetidas em seus acordes.
Obtendo os resultados
Depois de selecionar todos os parâmetros que informam ao GCF qual é o acorde, basta clicar em “Find!” (botão localizado no canto inferior esquerdo da janela) para que seja exibida uma lista com todas as possibilidades para execução do acorde especificado. Para visualizar o acorde no braço da guitarra, basta clicar nos resultados da busca. Os pontos vermelhos que aparecem na imagem indicam a posição dos dedos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário