@@ Desde Música a Astronomia !Da História a Arte antiga e Contemporânea,Ecologia e Meio Ambiente,Consciência Global,Notícias e também Vídeos sobre vários temas e Jogos! @@

Postagens populares !

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Temperaturas não devem subir na próxima década

flor coberta de neve
Resfriamento das águas do Atlântico oscila com correntes quentes
A temperatura da Terra deve se manter estável na próxima década devido à aproximação de ciclos climáticos mais frios, segundo previsões feitas por especialistas alemães.

De acordo com a pesquisa, publicada pela revista Nature, a justificativa para esta conclusão, que contraria previsões de que o planeta teria entrado num processo irreversível de aquecimento, se encontra no ciclo natural das temperaturas do oceano Atlântico Norte.
Conhecido como Oscilação Multidecadal do Atlântico, o fenômeno altera as temperaturas da superfície do mar, influenciando as correntes marítimas que levam calor dos trópicos à Europa.
Segundo os especialistas, o fenômeno, que ocorre num intervalo de 5 a 8 décadas poderia explicar por que as temperaturas elevaram-se no início do século passado voltando a se resfriar nos anos 40.
Curto prazo
De acordo com um modelo de computador criado pelos cientistas, as correntes quentes em direção à Europa estariam se enfraquecendo, abrindo espaço para a oscilação multidecadal e o conseqüente resfriamento das águas do Atlântico.
Apesar de local, o fenômeno teria efeitos em todo o planeta, à semelhança do que acontece com os fenômenos El Niño e La Niña, que ocorrem no Oceano Pacífico.
“Uma mensagem que tiramos desse estudo é que em curto prazo será possível observar alterações nas temperaturas globais que talvez não pudessem ser previstas a partir dos dados e relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU”, disse Noel Keenlyside, do Instituto de Ciências Marinhas Leibniz, da Universidade de Kiel.
Os cientistas, no entanto, crêem que as projeções de estabilização das temperaturas, no entanto, se aplicam apenas aos próximos 10 anos, ao fim dos quais, os termômetros devem voltar a subir.“Temos de levar em consideração que há incertezas no nosso modelo; mas ainda assim, ele sugere uma invariabilidade nas temperaturas para em seguida acusar um novo aumento”, afirmou Keenlyside.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogosfera amigos !

Assista meu canal musical no Youtube!