2. Caverna Waitomo Glowworm
Na Ilha do Norte da Nova Zelândia, a caverna é conhecida por ser a moradia de uma espécie de verme bioluminescente (Arachnocampa luminosa). Estes animais tecem um ninho de seda no teto da caverna, onde se penduram. Em seguida a larva brilha para atrair a presa, para que se enrosque em seus fios. O teto da caverna, coberto de larvas, é uma visão magnífica. As larvas mais famintas brilham mais forte do que aquelas que já comeram. Centenas de fios descem do teto e, apesar de serem muito belos, seu propósito é funesto: capturar a presa como uma linha de pesca. A luz azulada fantasmagórica é o resultado de uma reação química dentro de uma cápsula especial na cauda do verme. Os insetos voadores parecem ser irresistivelmente atraídos pela luz e ficam presos nas linhas grudentas.
3. Fantastic Cave Pit
A Fantastic Pit é, em realidade, uma furna com quase 180 m de profundidade, a maior furna dos EUA continental. É um rapel fantástico, pois leva quase oito segundos para uma pedra atingir o fundo.
4. Cavernas de gelo Eisriesenwelt
7. Caverna Dongzhong
Esta caverna na China não é especialmente fascinante até você considerar que dezenas de crianças do ensino primário atendem a suas aulas ali dentro. A Dongzhong (que literalmente significa “dentro da caverna”) é uma escola na vila Miao, no interior de Ziyun, sudoeste da província Guizhou, na China. A escolha foi construída em uma enorme caverna natural do tamanho de um hangar, entalhada no interior de uma montanha ao longo de milhares de anos pelo vento, água e vibrações sísmicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário